Cyberpunk 2077 e o golpe do download gratuito

 Golpistas estão oferecendo downloads gratuitos do Cyberpunk 2077, mas o que realmente querem são os seus dados.

Como funciona o golpe do Cyberpunk 2077


 Os sites que encontramos são todos muito semelhantes e diferem principalmente pelo idioma e domínio de nível superior correspondente. As URLs contêm palavras como PC, jogos e download no idioma do site.





 Se o visitante clicar no botão, baixará um arquivo executável que parece ser um instalador de computador. Ao abri-lo, o usuário encontra um menu com vários botões inativos, criando a ilusão de que, uma vez instalado, o aplicativo pode ser utilizado para rodar e configurar o jogo.



 Existem três opções ativas: InstalarSuporte (este botão não faz nada) e Sair. Clicar em Instalar abre uma janela que mostra o jogo, que é baixado e descompactado.



 A verdade é que o programa nada mais faz do que fingir, emulando o processo de instalação antes de pedir ao usuário uma chave de licença. Sem chave? Sem problemas. Você ainda pode obter um clicando no botão Obter licença.



 Clicar no botão abre outro site que oferece ao usuário a oportunidade de responder a uma pesquisa ou participar de um sorteio para obter a chave da licença.



 A mensagem a seguir é um conjunto de perguntas não relacionadas, como solicitar um número de telefone e endereço de e-mail. Essas informações de contato provavelmente serão o alvo principal do ataque, pois são muito úteis para spam.



 Depois de receber todas as respostas, o site fornece uma chave que parece funcionar, pois é codificada no instalador fake. O jogo carrega e parece que finalmente o momento da diversão chegou. Bem, não exatamente. O aplicativo exibe uma tela de boas-vindas, mas informa que falta uma DLL necessária para executar o jogo.



 O usuário frustrado agora precisa clicar em outro botão de download e é novamente redirecionado para um site com outra pesquisa (um beco sem saída).



 Infelizmente, o usuário não recebe nenhuma recompensa. O mais paciente só encontrará um instalador falso e um “jogo” que nunca vai além da tela inicial.

© 2020 Kaspersky Lab.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mod que permite mudar o cabelo no Cyberpunk 2077 (Presentinho de Natal)